Nossa fundadora

Dra. Doris Twitchell Allen

1901-2002
Em mais de 100 anos de vida, Doris Allen comoveu o coração de centenas de pessoas ao redor do mundo. Ela amava a sua família, seguiu carreira em psicologia e teve força e perseverança para concretizar a ideia de uma organização global dedicada a desenvolver compreensão intercultural como base para um mundo mais pacífico.

No início da Segunda Guerra Mundial, Doris Allen teve a ideia de uma organização que promovesse conhecimento e compreensão intercultural para um mundo mais pacífico do que o cenário visto em guerra. Sua premissa era começar com as crianças: “eu sabia que a principal fonte para a paz, a longo prazo, estava com as crianças.” Com o apoio e participação do seu marido, filho e outras pessoas que dividiam o mesmo sonho, Doris Allen desenvolveu o modelo de um programa multinacional onde crianças de diferentes países se encontrariam para explorarem suas diferenças e semelhanças. Dra. Allen sentiu que a experiência do programa deveria ser estudada e documentada, para que assim pudesse contribuir para uma pesquisa global e debates na área.

Os objetivos da educação e compreensão intercultural continuam tão relevantes atualmente quanto foram em 1950, e o CISV está determinado a levar essa visão adiante.

A vida e conquistas de Dra. Doris Allen
Nascida em 8 de outubro de 1901 no estado do Maine, Estados Unidos, Doris Allen possui um extenso currículo acadêmico, além do envolvimento em várias instituições. Após se graduar em Química e Biologia na Universidade de Maine, seguiu para o doutorado em Psicologia na Universidade de Michigan, e completou o pós-doutorado no Instituto de Psicologia da Universidade de Berlim em 1932.

Foi membro e Diplomata do Conselho Americano de Psicologia Profissional e atuou como Presidente do Comitê/Conselho de Governadores da Associação Psicológica de Ohio (1943-1948 e 1966-1969), Sociedade Americana de Psicoterapia de Grupo e Psicodrama (Conselho Executivo e Vice Presidente, 1964-1971) e Conselho Internacional de Psicólogos (Tesoureira, 1948-1950 e Presidente, 1969-1971). A Dra. Allen também foi membro da Associação Americana para o Avanço da Ciência.

Carreira profissional
A carreira de Doris Allen como psicóloga começou como diretora do Laboratório de Campo de Educação Infantil em Nova Iorque (1932-1935). A partir de então, se mudou para Cincinnati, Ohio, onde ela fundou e foi a primeira Diretora de Serviços Psicológicos no Hospital de Crianças e Hospital e Abrigo para Crianças de Cincinnati (1936-1938). Ela foi Psicóloga chefe no Hospital Estadual de Longview e entre 1994 e 1975 foi professora na Clínica de Psicologia da Universidade de Cincinnati. Do ano de 1962 até a sua aposentadoria, foi professora de psicologia na Universidade de Cincinnati e na Universidade de Maine.

Fundação do CISV
Doris Allen não apenas fundou o CISV, mas também continuou a nutrir a organização e ajudá-la a se expandir. Com o objetivo de levar a base do CISV para mais crianças, ela também fundou a Experiência Internacional de Escola para Escola.

Doris Allen atuou como Representante Internacional (1951-1956), Administradora (1956-1965), Coordenador de Pesquisas (1951-1967) e Conselheira Honorária (1965-2002), enquanto, simultaneamente, atuava como Presidente (1956-1965), Coordenador de Pesquisas (1956-1969) e Administradora Vitalício (1970-2002) do CISV Estados Unidos. Ela também fundou a Experiência Internacional de Escola para Escola (ISSE) em 1971, para expandir a base do CISV impactando mais crianças através de intercâmbios de escola fundamental, onde atuou como Presidente do Comitê Executivo Internacional da ISSE (1972-1982). Desde sua criação em 1988, Doris Allen também atuou com Administrador/Administrador Honorário do Fundo para Paz do CISV Internacional.

Personalidade
Em contribuição ao CISV, além da sua experiência profissional, motivação e compromisso, Doris trouxe também seu amor pela arte e dramaturgia como formas de auto expressão. Atuação e dança constantemente estavam presentes nas atividades educacionais que ela ajudava a desenvolver.

Em agosto de 2021 houve uma cerimônia para inaugurar uma escultura representando o CISV no local em que ocorreu o primeiro Village. Uma das palestrantes foi a Dra. Susan Allen Nan - neta de Doris -, a qual contou que, durante a infância, sua avó a incentivava a compreender e apreciar esculturas e museus. A imaginação de Doris Allen acompanha sua família, amigos e muitas outras pessoas que a admiram.

Reconhecimento
As contribuições de Doris Allen para estudos e pesquisas internacionais obtiveram reconhecimento de governos à instituições. Ela recebeu quatro títulos de Doutora Honoris Causa por seu trabalho internacional no CISV e como psicóloga infantil. Seu sucesso com intercâmbios culturais foi reconhecido em 1956, quando ela foi apontada como Membro da Conferência da Casa Branca no qual pôde organizar um programa interpessoal. Recebeu prêmios como a Medalha de Ouro da Cidade de Estocolmo pelo trabalho em relações internacionais em 1953 e o Ordem das Palmas Acadêmicas do Governo Francês em 1961 por contribuição científica e social através do CISV. O Conselho Internacional de Psicólogos em 1962 e o Governo da Guatemala também reconheceram o seu trabalho, o que resultou na premiação da Ordem do Quetzal, em 1976. Em 1999 Doris foi uma das cinco pessoas dos Estados Unidos reconhecidas pela Coca-Cola na premiação People At Their Best Awards, reconhecida pela contribuição no trabalho comunitário por promover compreensão e amizade entre crianças de países diferentes. Ela foi indicada por uma pessoa do voluntariado do CISV, que disse: “Dra. Allen é uma mulher extraordinária que merece o prêmio por promover paz nos corações das crianças”.

Doris Allen também foi indicada para as seguintes premiações e reconhecimentos: Prêmio Nobel da Paz (1979, Ano da Criança); Medalha da Liberdade (1999), uma premiação de reconhecimento do Presidente dos Estados Unidos da América; Prêmio da Conferência Apelo de Haia Pela Paz (2001); e o prêmio UNESCO por Educação pela Paz (2001).

Em 07 de março de 2002 no estado de Virgínia, EUA, Doris Allen faleceu após viver por 100 anos e ter presenciado os 50 anos do CISV. Com o seu comprometimento, conhecimento, energia e liderança, ela foi uma personalidade que inspirou quem a cercava e conheceu o seu trabalho.

Aguarde...