Homestay

Como se cadastrar para participar do Homestay?

Basta preencher o formulário: formulário homestay.

ORIENTAÇÕES BÁSICAS

Prezada Família Cisviana,

Em nome do CISV Brasília, o Comitê Famílias agradece sua disponibilidade em hospedar os participantes do programa que o nosso Chapter sediará. Certamente esta será uma rica experiência tanto para nossas famílias Cisvianas, quanto para os jovens que chegam dos diversos Chapters do mundo. Este tipo de iniciativa é o que propicia a continuidade dos Programas Cisvianos. A convivência com vocês deve ser o fator mais importante desta hospedagem, permitindo a troca de ideias e de experiências.


RECEPÇÃO DOS PARTICIPANTES:
Os participantes que necessitarão de homestay chegarão em Brasília em data e local determinados. Confira o horário e o voo que o Comitê Famílias informou para estar no aeroporto antes da chegada do jovem que sua família hospedará. Uma dica é o site www.flightradar24.com que possibilita o acompanhamento em tempo real dos voos.
Vocês devem esperar os participantes em frente ao desembarque, no andar inferior do Aeroporto. Atenção que todos os voos vão desembarcar no Desembarque Nacional. Algum voluntário Cisviano estará no aeroporto para apoiar a chegada. O Comitê Famílias entrará em contato com as famílias dispostas a ajudarem e repassará todas as informações de contatos e quem serão as pessoas que estarão no aeroporto os aguardando. 
Para receber os jovens, use uma camiseta do CISV, se tiver, e leve o cartaz de boas-vindas que você recebeu. Isso ajudará os participantes a localizar as famílias hospedeiras. Além, claro, de ser um gesto carinhoso de receber bem... Nossos delegandos são crianças e jovens adultos e normalmente chegarão identificados e com seus líderes. Por favor, tirem uma foto deles e encaminhem para os staffs do camp ou para um dos voluntários cisvianos que o recebeu no aeroporto!

ENTREGA DOS PARTICIPANTES
Homestays geralmente são curtos. As famílias deverão entregar as crianças em dia e local determinados, conforme dados fornecidos pelo Comitê Famílias. Geralmente temos um meio de transporte disponível com horário de saída determinado. É importante chegar cedo para dar tempo de acomodar as malas no ônibus/nos carros com calma. Teremos staff do camp aguardando as crianças no local para levá-los diretamente para o camp site.

RISCOS: EVITANDO ACIDENTES
Crianças são sempre crianças e várias vezes não têm a noção do perigo. Pedimos a gentileza de evitar expô-los a atividades que ofereçam riscos, como esportes radicais, viagens a locais ermos, excessiva exposição ao sol etc.
Vale lembrar, também, que não se espera das famílias que elas façam turismo pela cidade. Caso desejem passear com os jovens lembrem-se de conversar com os jovens e entender o que pretendem fazer. A maioria dos jovens chegará cansado e esperando de vocês apenas um bom local para descansar! Não se esqueçam que pode ser uma época de seca na nossa cidade e as crianças podem não estar acostumadas a isso. Assim, protetor solar e garrafinha de água são muito importantes, assim como o repelente.
As crianças dos programas nacionais não estão cobertas pelo seguro do CISV Internacional, mas todas devem vir com suas carteirinhas do convênio nacional ao qual estão vinculadas.

ATENÇÃO: Em caso de acidentes em situações de risco, NÃO haverá cobertura do seguro internacional.

ORIENTAÇÕES PARA O HOMESTAY
A seguir apresentamos algumas orientações importantes para que o homestay transcorra da melhor forma possível. É claro que imprevistos acontecem, afinal, estamos lidando com crianças, mas podendo evitar, é sempre melhor!
• Não atrasar para pegar os jovens e nem para levá-los de volta para o ponto de encontro;
• Procurar respeitar o seu cansaço ou sua saudade de casa;
• Quando chegar em casa com o jovem, pedir seu “kit” de documentos, formulários Child Travelling with Leader Legal Form (CTLLF), de saúde e de seguro, com instruções sobre possíveis alergias ou restrições alimentares; os forms deverão ser entregues ao staff na chegada ao ponto de encontro;
• Respeitar hábitos religiosos e restrições alimentares, especialmente as alergias que estão apontadas na ficha de saúde;
• Façam atividades dentro das possibilidades da família. Se for viável realizar um passeio, procurem levar as crianças para conhecer algo típico de nossa cidade.
• Lembre-se de enviar um e-mail ou mandar um whatsapp para as famílias, avisando da chegada dos participantes. Normalmente o contato das famílias está na Ficha CTLLF que você receberá junto com a Ficha de Saúde.
• As crianças não devem fazer contato com suas famílias. Como são crianças de pouca idade, o contato poderá deixá-los inseguros e com saudade de casa.

• O homestay já é considerado parte do Programa e, assim, as normas de conduta do CISV são aplicáveis. Assim, os participantes não deverão ter acesso a bebidas alcoólicas, fumo ou entorpecentes durante o homestay, inclusive porque se tratam de crianças.
• Atenção ao uso de redes sociais (incluído o whatsapp). As fotos das crianças não podem ser divulgadas, mesmo em grupos privados, sem o consentimento por escrito dos pais. Caso vocês queiram, podem encaminhar as fotos para o líder da delegação, que se encarregará de encaminhar aos pais. É proibida a divulgação das fotos em redes sociais, como Instagram, Facebook e similares.

URGÊNCIAS
Em caso de urgência médica ou dentária, você pode procurar seu médico e dentista de confiança ou hospital de sua conveniência.
Para ser reembolsado das despesas, por favor, peça uma nota fiscal acompanhada do relatório do médico com diagnóstico (se for criança de outro país, em inglês, se possível). Por favor, ligue para a pessoa responsável pelo Comitê Famílias ou para o Gestor de Riscos do CISV para obter orientações. Assim que houver homestay disponível e sua família se prontificar a receber o(s) jovem(s) vocês receberão as informações detalhadas com telefones de contato e demais orientações.

IMPREVISTOS

Caso ocorra algum imprevisto durante a HOSPEDAGEM, por favor, entre em contato com as pessoas responsáveis (contatos serão informados).

Também temos essas informações em arquivo PDF em nossa Biblioteca caso precisem imprimir.